Jardinagem X Saúde Mental

Cultivar plantas é resgatar memórias de criança, da casa de vó com seu jardim florido, tem planta que brota na nossa infância e enraíza na memória.

Cultivar plantas é entender que o homem e o meio estão intrinsicamente conectados e que a atitude de um, reflete diretamente no outro.

O ato de praticar jardinagem durante 30 minutos produz uma incrível sensação de relaxamento, a atenção que você passa a ter é involuntária, semelhante ao momento do mindfulness. De repente os problemas são substituídos por uma meditação guiada pelo propósito de cuidar com carinho. Essa atenção sem esforço é uma incrível arma contra depressão, ansiedade e até transtorno bipolar. O contato com a terra durante a jardinagem gera uma resposta ainda mais poderosa. O ato de cuidar de um ser vivo por si só já libera hormônios do afeto no organismo. Além disso, neurocientistas dizem que o contato com as plantas pode dar uma "injeção de carga" aos neurônios, fazendo com que eles melhorem seu funcionamento e o funcionamento de todo o sistema que é liderado pelo cérebro.⠀ E ainda, segundo pesquisas da Universidade de Utah, é possível que o contato com a natureza reajuste algumas funções mediadas pelo nosso córtex pré-frontal, que podem estar prejudicadas por um excesso de contato com aparelhos eletrônicos, por exemplo.

Muita gente já sabe que uma boa forma de tranquilizar a mente é caminhando descalço em um gramado. É como se você descarregasse as irritações na terra e, ao mesmo tempo, recarregasse as baterias.

As plantas fazem bem, purificam o ar, trazem frescor e leveza e tem o poder de transformar profundamente um ambiente, sua presença traz vida, alegria, beleza, gera aconchego e acolhimento.

Cultivar plantas em casa é encontrar um tempo de calmaria em meio ao caos, é uma ferramenta profunda de desenvolvimento e conexão com o mundo interior e exterior.

Que possamos observar a natureza, seu ritmo, seu tempo, ela é infinitamente maior que nós e muito nos ensina!


Priscila Maris

Jardineira urbana contemporânea

@turiyabrechodasplantas

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Clube Lupa