Mas afinal, todo design é moda? Ou toda moda é design?

Design 

Etimologia (origem da palavra design). Do inglês design, "desenho, projeto".

Substantivo masculino

"Disciplina que visa à criação de objetos, ambientes, obras gráficas etc.

E que sejam ao mesmo tempo funcionais, estéticas e estejam em conformidade com as demandas da produção industrial.

Aparência exterior de um produto; representação física de algo.

Desenho que parte de uma perspectiva estética e funcional.

Representação de algo com um propósito específico (científico, econômico, industrial etc.)."


O design pode ser compreendido como uma ferramenta para solução de problemas. Um bom projeto leva em consideração o homem em seu contexto e deve propor soluções viáveis, que sejam aplicadas e utilizadas por tempo indeterminado. Segundo o International Council of Societies of Industrial Design (ICSID), conselho internacional de design industrial. O design pode ser definido como: “O Design Industrial é um processo estratégico de resolução de problemas que impulsiona a inovação, desenvolve o sucesso comercial e conduz a uma melhor qualidade de vida através de produtos, sistemas, serviços e experiências inovadoras.”


Designer

Etimologia (origem da palavra designer). 

A palavra designer deriva do inglês design + -er.

Substantivo masculino e feminino

"Indivíduo que planeja ou concebe um projeto ou modelo.

Profissional que trabalha na criação gráfica e esquemática de um produto, especialmente na construção de sua aparência física, tendo em conta as tendências de mercado e da produção industrial; desenhista industrial."


Ao desenvolver suas atividades de design, o designer deve identificar e avaliar as possibilidades para melhorar a sustentabilidade global e a proteção ambiental. Deve possibilitar benefícios para a comunidade, sendo esta individual ou coletiva. Realizar ações de acordo com a ética social para os usuários finais e produtores de mercado. E dar apoio a diversidade cultural; desenvolvendo produtos, serviços e sistemas, com formas expressivas e correlacionadas com a estética. Considerada uma disciplina ainda recente no Brasil, notamos que já houve um grande progresso tanto na moda quanto no design com relação as características dos produtos e sistemas necessários ao homem em sua atualidade. A funcionalidade tem um papel determinante na confecção de produtos e projetos, para que o designer consiga realizar uma das principais funções do design; o de ser um solucionador de problemas para as mais diversas áreas e situações.

A moda e o design apresentam referências da sociedade, e seus hábitos do cotidiano. A inter-relação entre essas áreas proporciona a reflexão: criando, projetando e conectando a cultura, a sociedade e a tecnologia. Sendo assim, percebemos que: nem todo design é moda e nem toda moda é design. Mas assim como a Moda; o Design também é uma atividade multidisciplinar e se conecta com outras áreas; através da sua produção, execução, comunicação e venda. Dessa forma temos as diferentes aplicações do design, e os profissionais que atuam em suas múltiplas áreas. Como, o designer de produto, que vai  buscar soluções para objetos, materiais e processos de fabricação. O designer de interiores, que aplica seus conhecimentos nas áreas de arquitetura; design, urbanismo e afins; o  designer têxtil, que trabalha com a confecção de tecidos, e deve ser profundo conhecedor dos processos produtivos e das matérias primas. E o designer de moda, que permeia as áreas criativas, gerencias e produtivas no desenvolvimento de roupas e acessórios. E em muitos casos utiliza o design: como ferramenta para repensar suas práticas em negócios, e melhorias em processos produtivos, como a diminuição do descarte nas indústrias de confecção, por exemplo.


A designer da marca Rafaela Túlio Atelier, conta que: 

"Sempre fui apaixonada por artesanato. Criei a marca enquanto cursava design gráfico, e quando me formei já tinha decidido que meu objetivo era empreender! Acredito ser um privilégio poder trabalhar com artesanato, levando às pessoas todo o carinho e autenticidade de uma peça feita a mão! Rafaela disse também, que aplica o design em suas peças utilitárias, para elaborar as suas composições criativas, e para comunicar a mensagem de sua marca. Conhecida como a designer de produtos ‘porta- tudo’, Rafa também é integrante da loja colab do Balaio


O design e a moda são importantes áreas de produção e refletem a expressão cultural contemporânea de uma sociedade. E em comemoração ao dia do designer preparamos uma série de depoimentos como o da Rafa Túlio. Acompanhe o nosso feed do instagram para saber mais sobre as nossas designers.


Seguimos.

_________


Texto e Imagens :  @aab_design_moda

Aline Andreazza Bussi - Designer - Educadora - Fashion Design Researcher 

Especialista em Gestão Estratégica de Moda

Representante do Movimento Fashion Revolution. Curitiba


Fontes & Referências:

(Artuso. E, Design sustentável / 

Berlim. L, Moda & Sustentabilidade / 

Fashion Revolution: @fash_rev /@fash_rev_brasil)






SAIBA EM PRIMEIRA MÃO SOBRE NOSSOS DESCONTOS, ARTIGOS E NOVIDADES

FEITO NO BRASIL

REUSO

FEITO A MÃO

COMÉRCIO JUSTO

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone

CONTATO

R.: Pres. Carlos Cavalcanti,400, Lj. 06

Curitiba - PR - 80 020 280

MAPA DO SITE

OPÇÕES DE PAGAMENTO

©2012 Balaio de Gato Colab e Brechó - 15.304.532/0001-90 - Todos os direitos reservados - desenvolvido por Barp